O Senador, o Sindicato e o trouxa do Garçom
Por Joaquim Dantas
Por Joaquim Dantas
No dia 7 de Agosto passado, foi aprovado pelo Senado o Projeto de Lei que ficou conhecido como "a lei Reginaldo Rossi" que concede aposentadoria especial, com 25 anos de trabalho, a Garçons, Maitres, Cozinheiros e Confeiteiros.
Senador Gim Argelo |
O projeto é de autoria do Senador Gim Argelo - PDT/DF, que incluiu no texto que os empregadores contribuam com 1% a mais ao INSS, arcando com os custos da aposentadoria especial.
O Vice Presidente do Sindicato da categoria (Que é filial do Sindicato Patronal), Orlando Cândido, anda contando vantagem, atribuindo ao Sindicato o crédito pela conquista. O Vice Presidente anda espalhando que tem 40 anos de profissão....Só que ele não fala que foi Juiz Classista durante quase 20 anos e que há mais de 10 anos está Atarrachado ao Sindicato ou seja, com a mão na massa não tem 10 anos de profissão.
O Senador está se aproveitando da situação para promoção pessoal, imprimiu um informativo para divulgar o fato. Acontece que ter sido aprovado no Senado não significa que já está em vigor pois seguiu para a Câmara dos Deputados e, mesmo que haja acordo para votação, dificilmente entrará na pauta. Ou alguém duvida que os empresários não irão aceitar os 1% a mais na folha de pagamentos?
Outro dificultador é que, mesmo aumentando a contribuição dos empregadores, a lei vai gerar custos ao Governo.
Um grupo de profissionais vem se empenhando, há mais de 1 ano, pela regulamentação da Profissão de Garçom, cobrando dos Deputados que votem o Projeto de Lei 6646/2009 que está parado na Comissão de Trabalho da casa.
Só no ano de 2012 foram regulamentadas várias profissões como Sommelier, Cabeleireiros, Motoristas e Catadores de Papelão e os Garçons colocados de lado.
Deputado Amauri Teixeira |
"Isto é surreal, não entendo como uma profissão tão antiga ainda não foi regulamentada", afirma o Deputado Amauri Teixeira - PT/BA, que tem cobrado dos seus pares a aprovação da matéria, inclusive com pronunciamentos em Plenário e com requerimentos ao Presidente da Casa pela votação da matéria.
Até os Deputados de esquerda parecem não se importar com o assunto e fazem pouco caso, a relatora por exemplo, é a Deputada Sandra Rosado - PSB/RN e a bancada comunista, do PCdoB, faz ouvidos de mercadores.
Assim não dá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário