PCdoB DF promove Curso do Programa Socialista
Por Joaquim Dantas
O PCdoB do Distrito Federal promoveu neste Sábado, 25, O Curso do Programa Socialista para militantes e simpatizantes da sigla.
Por Joaquim Dantas
O PCdoB do Distrito Federal promoveu neste Sábado, 25, O Curso do Programa Socialista para militantes e simpatizantes da sigla.
Sob a coordenação de Cassia Damiani, Secretária de Formação do Partido, foram abordados temas como "Desafios históricos da construção da Nação", "Domínio do neoliberalismos e decadência nacional", "Fortalecer a Nação, lutar pelo socialismo", entre outros.
Na foto ao lado o Presidente da legenda no DF, Augusto Madeira, deu as boas vindas aos participantes.
O Curso foi realizado no auditório da sede do Partido no Conic, das 09h as 14h e contou com a presença da juventude da UJS, militantes históricos e recém ingressos nas fileiras do Partido, além de alguns que declararam-se simpatizantes da causa socialista.
Divididos em grupos, os participantes discutiram vários temas e apresentaram alternativas para a construção do socialismo no Brasil, baseadas no Programa do Partido. Por entender que o Programa socialista nas terras tupiniquins enxerga e prioriza a formação da nossa Nação, que tem características diferentes de outros povos como chineses e vietnamitas, os grupos debateram tópicos específicos como: "contradições estruturais e fundamentais da realidade brasileira exigem como resposta consequente superar a condição de Nação subjugada, periférica. Afirmar e defender a Nação contra as investidas e imposições imperialistas e hegemonistas. Conformar a união da luta patriótica com as demandas democráticas e sociais no meio do povo. O verdadeiro fortalecimento da Nação exige sustentação popular baseada no avanço democrático".
Outros temas incluídos no debate tiveram a mesma atenção e dedicação de todos para um melhor entendimento do processo de construção do socialismo brasileiro:
As desigualdades regionais, as barreiras e os limites à emancipação das mulheres, a condição de Estado conservador, sob controle dos círculos financeiros, a defesa do Estado democrático, laico e inovador, as desigualdades sociais e as tensões sociais no seio do povo, entre outros.
Ao final, cada grupo apresentou suas conclusões e o clima era de satisfação geral com o curso. Cassia Damiani esclareceu, ainda, que vários outros cursos estão programados para o ano de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário