Já começou a Terceira Guerra Mundial
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
Intolerância de fundamentalistas cristãos na CDH Foto Joaquim Dantas / Clique na foto para ampliar |
Da mesma forma que a grande mídia "criou" as armas químicas no Iraque, agora tenta produzir uma guerra provocada pela Coreia do Norte, noticiando a todo momento um possível ataque à vizinha do Sul.
Enquanto o imperialismo estadunidense distrai o mundo com uma hecatombe nuclear, a verdadeira guerra segue acontecendo debaixo do nariz de todos nós. O que vai fazer eclodir o conflito mundial não será o petróleo ou armas químicas e nucleares, será o conflito deflagrado em nome de Deus, ou melhor, da religião.
Na última Terça Feira (26) um grupo de fundamentalistas cristãos (leia-se evangélicos) foi até a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, prestar apoio ao pastor-deputado Marco Feliciano, eleito Presidente da Comissão.
Desde a a eleição de Feliciano um grupo de representantes dos movimentos negro e LGTB tem se manifestado na porta da Comissão contra o que consideram um retrocesso na defesa das conquista das minorias no Brasil, o que não foi diferente na última Terça Feira. O que impressionou foi ver o confronto sair do campo ideológico e migrar para a agressão gestual e de palavras, ou gritos. Os mais exaltados e intolerantes eram os evangélicos que, com bíblias em punho, ameaçavam o grupo contrário com palavras de ordem do tipo "homem e mulher: isso é família" e agrediam com palavras os Negros e as religiões africanas, associando-os a "herdeiros da maldição divina".
Assim como a grande mídia não faz a verdadeira leitura da criminalidade no Brasil, disseminando a ideia de que matar bandido não é matar uma pessoa, ou estimulando a diminuição da maioridade penal, da mesma maneira estimula a homofobia e o racismo de forma sutil e criminosa. É comum os apresentadores de programas policiais manifestarem satisfação quando a polícia ou a população mata um criminoso mas, em nenhum momento dissertam o trajeto daquela vida, até chegar ao crime.
Minorias em favor do Estado laico Foto Joaquim Dantas / Clique na foto para ampliar |
Mas por que isso?
Porque os capitalistas poderosos não sobreviverão à um mundo em que exista mais igualdade e justiça social. Como temos avançado nesse campo , eles (os capitalistas poderosos) tentam manter-se no poder utilizando de um instrumento que faz parte da vida do brasileiro, a religião. Com seus dogmas arcaicos e um discurso ultrapassado, esses "líderes" religiosos colocam parte da população mais desatenta, contra um processo natural evolutivo de uma outra parte da sociedade que tenta avançar em conquistar direitos iguais.
À esse pensar atrasado pega carona os remanescentes da Ditadura Militar que resistem em responder por seus crimes praticados nos anos de chumbo. Com um Presidente como Feliciano, a tendência da Comissão de Direitos Humanos é colocar panos quentes nas investigações da Comissão da Verdade, dificultando para que as investigações prossigam.
A população tem que estar atenta para não entrar nesse jogo e não se colocar contrária ao andamento do processo democrático que tantas vidas custou, no passado. Afinal de contas, o que deveria ser instrumento de pregação da paz entre os Homens, não pode servir de arma de guerra em defesa de interesses, principalmente, financeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário