Pronatec qualifica garçons para grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil
![]() |
O Projeto de Lei que regulamenta a profissão de Garçom, está parado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados |
O Pronatec Copa na Empresa, programa de qualificação profissional, foi estendido a 120 cidades por meio de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Educação. O objetivo é qualificar garçons para os megaeventos que acontecerão no país, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Para Marcela Jeolás, diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada do Ministério do Turismo o brasileiro já recebe bem, mas falta aperfeiçoar, profissionalizar. A transformação na vida dos alunos é algo a se destacar, para Camilla Escandelari, especialista em gastronomia do Senac. “É muito gratificante observar como o curso modifica as pessoas e suas vidas”, diz ela.
O garçom Assis acaba de se formar em um curso oferecido a 20 profissionais da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Ele afirma que “seria uma honra servir um turista estrangeiro” em visita ao Rio durante os eventos esportivos.
Quatro meses de aprendizado e uma nova vida. Aos 26 anos, Francisco de Assis Marques de Abreu, o Assis, como é conhecido, festeja as conquistas do curso de garçom: aprendeu a preparar um coquetel, fala inglês com segurança e deixou o cargo de copeiro. “O curso mudou a minha vida e me deu segurança na relação com os fregueses”, diz.
Assis, de 26 anos, é um dos beneficiados formado do Pronatec Copa na Empresa, um programa de qualificação profissional estendido a 120 cidades por meio de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Educação. O garçom Assis acaba de se formar em um curso oferecido a 20 profissionais da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Ele afirma que “seria uma honra servir um turista estrangeiro” em visita ao Rio durante os eventos esportivos.
Na semana passada, os 20 alunos do curso de garçom participaram da cerimônia de conclusão de curso: prepararam o cardápio, escolheram utensílios e serviram os convidados. “Não dá para ver as coisas acontecendo e ficar à margem. O primeiro contato dos turistas que vierem para a Copa vai ser com esse pessoal”, diz a Francisca Alda, 50 anos, que ofereceu seu estabelecimento para o curso.
Em 2012, mais de 57 mil pessoas se matricularam no Pronatec Turismo, das quais 34.441 nas cidades sede. Existem hoje mais de 2.400 pessoas que trabalham em hotéis, restaurantes, feiras e receptivos recebendo qualificação dentro de seus locais de trabalho, pelo Pronatec Copa na Empresa. Outras vertentes do programa são o Pronatec Copa e Pronatec Copa Social.
Fonte: Portal Planalto com informações do Ministério do Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário