O Brasil que o Brasil não conhece: Choró
Choró é um município brasileiro localizado no estado do Ceará, localizado na microrregião de Sertão de Quixeramobim, mesorregião do Sertões Cearenses.
O município tem área total de 792,7 km², o que corresponde a 0,59% da área do estado. Sua altitude média é de 243 m, sendo o ponto mais alto a serra da Palha, situada a oeste da serra do Estêvão.
A base de sua economia é a agricultura, com o cultivo de algodão arbóreo e herbáceo, caju, milho e feijão. Pecuária: bovino, suíno e avícola.
O principal evento cultural é festa do padroeiro, São Sebastião.
Etimologia
O topônimo Choró vem do chorron que Tupi Guarani e significa murmurar ou pássaro que tem um canto que parece um murmúrio. Sua denominação original é Choró, sem haver alterações no decorrer do tempo.Choró é localizado nas extremidades de Quixadá, não de Quixeramobim.
História
A região das nascentes do Choró(Boqueirão do Limão), entre as serra do Estevão e as do Quixeramobim,era habitada por índios como os Jenipapo,Kanyndé, Choró e Quesito. É um núcleo urbano que surgiu devido aos projetos de combate a seca entre 1932 3 1934. No lugar denominado Boqueirão do Limão foi construído o Açude Choró-Limão. Do acampamento de operários empregados na construção deste açude surge o povoamento que cresceu ao redor da capela de São Sebastião e o açude, que depois transformaria-se em município.
Geografia
O município tem 6 distritos: Choró(sede), Barbada, Caiçarinha, Maravilha, Monte Castelo e Santa Rita.
Hidrografia e recursos hídricos
O município está totalmente inserido na bacia hidrográfica do rio Choró. Entre os seus afluentes estão os rios: Três Irmãos, Cangati; e os riachos: dos Ferras, Caiçarinha, dos Cavalos, os Caçados e Mutamba.
No leito do rio Choró está construído o Açude Choró, que é a principal reserva hídrica municipal.
Clima e vegetação
O clima é o tropical quente semi-árido,10 com chuvas concentradas de fevereiro a abril. A pluviometria média anual é de 723 mm.
A vegetação predominante é a caatinga.
O antigo povoado de Choró hoje município tem sua origem centrada pelas dificuldades. Assim como tantos outros municípios do Nordeste. O então distrito do Choró surgiu numa época ruim. De seca onde mais uma vez o Ceará se via castigado por uma grande estiagem.
Mais um vez a solução encontrada era a açudagem. Assim como já tinha acontecido com o açude nas encostas da serra do Estevão. Traria água em abundância e ao mesmo tempo salvaria lavouras de fazendas circunvizinhas.
E como em todo lugar onde existem trabalho e água existe fartura e muita gente, não tardou muito, com a notícia da construção do açude veio gente de toda a parte a procura de emprego na obra.
Muitos deles resolveram ficar construíram famílias, criaram laços e aos poucos ia surgindo o Choró de hoje. Primeiro um povoado, algumas fazendas, depois vila, distrito e hoje município.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Choró, pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Choró, figura no município de Quixadá.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Elevado à categoria de município com a denominação de Choró, pela lei estadual nº 4447, de 02-01-1959, desmembrado de Quixadá. Sede no antigo distrito de Choró. Constituído de distritos: Choró, Caiçarinha, Daniel de Queiroz ex-Muxipo e Dom Maurício, todos desmembrados do município de Quixadá.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de distritos: Choró, Caiçarinha, Daniel de Queiroz e Dom Maurício.
Pela lei estadual nº 6800, de 21-12-1963, são criados os distritos de Marajá e Muquém e anexados ao município de Choró.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 6 distrito: Choró, Daniel de Queiroz, Caiçarinha, Dom Maurício, Marajó e Muquém.
Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município de Choró é extinto, sendo seu território anexado ao município de Quixabá.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, Choró é distrito de Quixadá.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Choró, pela lei estadual nº 11926, de 27-03-1992, desmembrado de Quixadá. Sede no antigo distrito de Choró. Constituído de 2 distritos: Choró, Caiçarinha. Desmembrado de Quixadá. Instalado em 01-01-1993.
Pela lei municipal nº 27, de 15-09-1993, são criados os distritos de Barbada Maravilha e Monte Castelo e anexado ao município de Choró.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 5 distritos: Choró, Barbada, Caiçarinha, Maravilha e Monte Castelo
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Gentílico: choroense
Fonte: Biblioteca IBGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário