3 de jul. de 2013

Por que o medo dos médicos estrangeiros?

Por que o medo dos médicos estrangeiros?

Por Jefferson Tramontini

Engraçado o medo que os médicos brasileiros tem da vinda de estrangeiros para atender em regiões carentes.
Em muitos países do mundo, especialmente nos desenvolvidos, há grande presença de médicos formados em outros países. Mas, segundo as entidades de médicos, no Brasil não pode.
Eles não vão atender o povo pobre que morre todo dia nos locais mais afastados e mesmo nas periferias das grandes cidades, por simples falta de atendimento básico, mas não admitem que outros façam esse serviço fundamental.
A alegação de que primeiro tem que ter estrutura é absurda. Concordo que deva ser oferecida boas condições de trabalho e salários e planos de carreira decentes, mas isso não impede o atendimento básico. Pequenas cidades apertam seus orçamentos ao limite para oferecer salários superiores a R$ 20 mil, mas os médicos não querem mesmo assim.
A questão é emergencial. O acréscimo substancial no número de médicos, por meio do convite a estrangeiros, não impede a construção de bons hospitais. Mas esperar a construção dessas estruturas para somente aí levar atendimento é um crime contra o povo brasileiro que precisa desse atendimento.
Por que podem trabalhar no Brasil os costureiros estrangeiros, por vezes ilegais, em condições análogas à escravidão? Por que podem trabalhar no Brasil engenheiros estrangeiros? Por que empresas estrangeiras podem operar no Brasil? Por que atletas estrangeiros podem trabalhar no Brasil? 
E, principalmente, se todos esses (e tantos outros) estrangeiros podem trabalhar no Brasil, por que apenas médicos formados em outros países não podem?

Nenhum comentário: