7 de mar. de 2014

Mulher machista é o fim da picada

No programa Estúdio I desta sexta-feira (07), na Globo News, a comentarista de comportamento, Luiza Zveiter, revelou-se uma mulher machista ao fazer comentários do tipo "a mulher tem que se dar ao respeito".

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O tema do programa de hoje foi "As mulheres, as conquistas e os desafios, será que ainda existe desrespeito e/ou preconceito contra elas?", em referência ao Dia Internacional da Mulher comemorado neste sábado (8). 

Logo de cara a comentarista disse que "essa coisa de dia Internacional da Mulher, pra mim não tem essa importância toda". Essa criatura sem tempero não sabe o significado. ou o motivo pelo qual a ONU criou essa data comemorativa. O que tem que ser lembrado não é apenas as conquistas das mulheres no mundo, deve ser lembrado aquele dia  8 de março em 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. 

Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

Essa greve provocou uma repressão violenta, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Em outro momento do programa, quando o debate era sobre as "piadinhas" e "cantadas" que as mulheres ouvem na rua, Luiza disse que existem homens sem educação, "mas a mulher tem que se dar ao respeito, tem prestar atenção ao que está vestindo"
Em cima da bucha o comentarista de artes, João Paulo Cuenca, perguntou a ela "quer dizer que se eu for na padaria de sunga comprar cigarros eu não preciso me dar ao respeito? Mas se uma mulher for a mesma padaria de biquíni, ela precisa se dar ao respeito? Julgar alguém pela roupa que veste está errado"!

Dezenas de internautas enviaram Twitters com a frase "Mulher não precisa se dar ao respeito, mulher merece respeito"! A moça fez um bico, fechou a cara e não comentou mais nada.

Nenhum comentário: