7 de mai. de 2014

Professor Zé Antonio recebe homenagem

Zé Antonio Falando aos presentes, ao seu lado Messias de Souza
(Ex- Administrador de Brasília) e Olgamir Amancia (Ex- Secretária de
Estado da Mulher)
O Coordenador da Regional de Ensino do Gama, recebe homenagem da sociedade do Gama em um jantar que contou com a adesão de dezenas de pessoas.

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

No último dia 26 de Abril a sociedade do Gama reuniu-se na Mansão Itapuã para homenagear o Professor Zé Antonio com um jantar na Mansão Itapuan no Gama. O Professor Zé Antonio é o Coordenador de Ensino Regional do Gama, posição equivalente ao de Secretário de Educação, desde o início do Governo Agnelo.

À frente da Regional de Ensino do Gama, Zé Antonio realizou centenas de ações que melhoraram sensivelmente as escolas e as condições de trabalhos dos profissionais de ensino. Entre todas, podemos ressaltar a "CRE Itinerante".

Clique para ampliar
O Programa CRE Itinerante é uma iniciativa da CRE-Gama que começou a ser pensado ainda em 2011, quando o Prof. Zé Antônio assumiu a função de Diretor da então Diretoria Regional de Ensino do Gama.
 Preocupado com o distanciamento entre a Regional e as Escolas, principalmente o corpo de servidores, começou a pensar numa forma de aproximar essas duas instâncias da Educação. Considerando a dificuldade logística de levar a escola à Regional, decidiu fazer o contrário.

Em 2011, infelizmente, não foi possível efetivar o projeto até então inominado, considerando as dificuldades enfrentadas no início de qualquer gestão pública. O projeto ficava para 2012.

Em 2012, um ano conturbado pela greve dos servidores da Carreira Magistério, não havia clima para a implementação de um projeto de tamanha audácia.

Em 2013 não perdeu tempo. O projeto tornou-se realidade. Com as diretrizes do já Coordenador Regional de Ensino, definiu-se o formato: um destacamento da CRE e das Gerências Regionais iria a cada uma das 50 escolas, em, ao menos, dois turnos, possibilitando o máximo de alcance com o mínimo de interferência nas aulas ministradas.

Clique para ampliar
Ora, mas não bastava comparecer à escola, era necessário saber os anseios e angústias de cada um que quisesse compartilhá-los. Para isso definiu-se que seriam acolhidas as as sugestões na semana anterior à visita. Para garantir o sigilo da identificação daqueles que assim o desejassem, criou-se uma urna trancada que receberia os questionamentos e que somente a Assessoria da Coordenação poderia abrir.


Os questionamentos, entretanto, não engessam a visita. Durante toda a visita há a possibilidade de fazer novos questionamentos, solicitar esclarecimentos e tecer comentários. 

Nos dizeres do Prof. Zé Antônio, em analogia ao termo médico, é preciso auscultar a escola, saber o que se passa lá dentro. Isso não pode ser feito senão com visitas sistemáticas e pessoais. Por isso, somente em casos excepcionalíssimos o Coordenador não comparecerá pessoalmente, mas apontará um de seus assessores diretos para representa-lo.

No primeiro semestre a CRE Itinerante foi a cada uma das escolas, auscultando-as. No segundo semestre o cronograma foi revista, dando prioridade às solicitações de retorno, mas da mesma forma, foram visitadas cada uma das 50 escolas da CRE-Gama.

Zé Antonio também solicitou ao BRB que disponibilizasse um servidor do banco para abrir conta de professores de contrato temporário que por ventura ainda não possuem, facilitando a vida desses colegas e agilizando a chegada dos profissionais nas escolas.

Enquanto as crianças estavam curtindo suas merecidas férias escolares, a direção da E.C 18 e o Professor Zé Antonio não pouparam esforços para dar uma nova cara à escola para a volta dos seus alunos.

Clique para ampliar
Durante esse período o interior externo da Instituição foi todo pintado com cores mais receptivas.


A quadra de esportes, que antes era apenas um pedaço de piso, foi totalmente pintada, foram colocadas novas traves (as antigas foram extraviadas ou estavam quebradas)  e redes, uma solicitação da criançada que adora futebol, agora só falta a cobertura  que já está na lista de espera da Cre-Gama.

O parquinho foi pintado e agora com areia já pode ser utilizado pelos pequenos.

Além disso para a criançada brincar no recreio foram pintadas amarelinhas, adquiridos bolas, bambolês, mesa de totó além de uma cama elástica para eventos festivos. As salas de aula ficaram mais aprazíveis com a instalação de ventiladores e bebedouros elétricos já estão em pleno funcionamento.

É nítido o contentamento dos alunos e de toda a comunidade escolar, a direção reconhece que ainda falta muito mas juntos (Equipe Gestora, professores e pais) estão trabalhando sério para deixar a escola cada vez mais funcional e alegre.

*Com informações do Blog da CRE

Nenhum comentário: