O Deputado Lincoln Portela - PR/MG, em pronunciamento feito nessa terça (5), diz que a saúde no Brasil não está na UTI, está morta; diz ainda que os acidentes de trânsito oneram o SUS e acontecem por causa das péssimas condições das estradas brasileira e que a culpa de tudo isso é do governo federal.
Pois bem, vamos aos fatos:
Entre 1980 e 2011, foram registrados perto de um milhão de óbitos nos diversos tipos de acidentes de trânsito acontecidos no país. O SIM/MS contabilizou, nesse período, exatas 980.838 mortes em acidentes nas vias públicas.
Os Estados de Paraíba, Pará, Maranhão e Rondônia tiveram crescimento superior a 10% em 2012, enquanto que Amapá e Distrito Federal conseguiram reduzir suas taxas em 18% e 13%, respectivamente.
Roraima tem a maior taxa de mortes no trânsito por 100 mil habitantes: 42,4, frente 23,7 da média nacional. O Amazonas possui o menor índice, com 14,2.
Em 2014, de acordo com projeção feita pelo Instituto Avante Brasil, o número de mortes no trânsito estimado é de 48.349.
Portanto, Estados e Municípios são coadjuvantes na presumida culpabilidade que o deputado atribui ao governo federal.
Sendo assim, este ano, estima-se que ocorram 4.029 mortes por mês, 132 mortes por dia e 6 mortes por hora, ou seja, uma a cada 10 minutos. Com a chegada de eventos semelhantes ao carnaval esse número pode ser ainda maior. Com o aumento da frota assim como do fluxo viário, os acidentes e mortes podem ter incremento.
No entanto diante da fala do parlamentar mineiro, membro da bancada evangélica e dono do partido, resolvi fazer uma pesquisa rápida, que comprova a desonestidade intelectual do parlamentar:
- O governo gasta cerca de R$ 90.000,00 com vítima não fata e cerca de R$ 550.00,00 em caso de morte. segundo dados do IPEA - Instituto de Pesquisas Aplicadas.
- 75% dos acidentes são causados pelo ser humano, 12% por problemas no veículo, 6% por deficiência das vias e 7% por causas diversas. Se considerarmos o ser humano-veículo-via, o o Homem é responsável por 93% dos acidentes.
- 44% das mortes em acidentes de trânsito, ocorrem em atropelamentos.
- 44% dos acidentes ocorrem em colisão.
- São Paulo é a capital onde há o maior número de mortos.
- 50% dos acidentes de trânsito ocorrem há 10Km de distância da residência dos motoristas.
- Em 70% dos casos com mortes, o fator álcool estava presente.
- Quase metade da frota tem mais de 10 anos e é responsável por 60% dos acidentes de trânsito no Brasil.
Querer transferir as responsabilidades individuais para o governo é, no mínimo, uma vergonha!

Nenhum comentário:
Postar um comentário