23 de ago. de 2014

Ucrânia concordou com ajuda humanitária

Vitaly Churkin na ONU, em Nova York: “Nós acreditamos
ter recebido o consentimento oficial do governo ucraniano”
Rússia lembra à ONU que Ucrânia concordou com ajuda humanitária
Embaixador da Rússia na ONU responde à acusação ucraniana de que comboio russo invadiu seu país
O embaixador da Rússia na ONU, Vitaly Churkin, afirmou que Moscou enviou um comboio com ajuda humanitária ao Leste da Ucrânia considerando ter recebido autorização do governo de Kiev. Esse consentimento, disse Churkin, foi concedido em 12 de agosto.

A afirmação do diplomata russo foi feita aos jornalistas que cobrem a Organização das Nações Unidas em Nova York, em resposta à acusação do governo ucraniano de que o comboio russo tinha invadido território da Ucrânia.

“Se nós estamos falando sobre respeito à soberania”, argumentou o embaixador, “tenho a dizer que recebemos a concordância formal deles [as autoridades ucranianas]. Nós discutimos o assunto com eles, e se eles decidiram trapacear, então, é problema deles.”

Em sua fala aos jornalistas, após a reunião fechada do Conselho de Segurança da ONU sobre a questão ucraniana, Vitaly Churkin lembrou que o Conselho recentemente criou uma “inovação legal” ao adotar uma resolução de entrega de ajuda humanitária à Síria sem o consentimento do governo de Damasco.

fonte Diário da Rússia

Nenhum comentário: