A notícia da absolvição de um homem, na Turquia, por ter estuprado um cachorro ganhou as capas de sites e Blogs Brasil a fora.
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
Inúmeros sites e Blogs republicaram a notícia, que se espalhou rapidamente nas redes sociais e rendeu a indignação dos ativistas da causa dos animais.
Na falsa notícia um homem foi acusado de ter estuprado um cachorro e ter sido denunciado à justiça local por ativistas ligados ao Partido Republicano do Povo da Turquia. Segundo a farsa os ativistas entregaram vídeos à justiça que comprovariam o suposto abuso ao animal.
O que causou "revolta" foi que o homem, que não compareceu ao tribunal para o seu julgamento, foi absolvido pelo juiz porque o cão era um vira-lata. Todos que republicaram a notícia deram como fonte o portal R7.com.
Vamos aos fatos:
- Em uma busca avançada na internet, não encontrei nenhum juiz chamado Haci Ibrahim Boynukara.
- Como várias pessoas filmam o estupro de um pobre animal e não o socorrem? (A notícia se refere a vídeos, no plural).
- O local, nem quando, o fato aconteceu não é citado, apenas diz que foi na Turquia
- Em qualquer país quando um réu não comparece ao seu julgamento é considerado como que tenha desrespeitado a justiça. Mesmo que não houvessem provas, dificilmente seria absolvido.
- Finalmente, na fonte citada, não existe essa notícia.
Portanto, caros leitores, existem certas notícias que merecem ser pesquisadas, ou compreendidas através do raciocínio lógicos, antes de serem compartilhadas.
Confira a notícia falsa que se transformou em viral:
Vídeos não foram suficientes para condenação de réu. Ativistas denunciaram vereditoA absolvição de um homem acusado de estuprar um cão causou um clamor generalizado e levou a uma campanha nas redes sociais, onde os ativistas dos direitos dos animais mostraram revolta com a descrição do juiz sobre o cão, o chamando de vira-lata.
Os defensores dos direitos dos animais, membros de ONGs e representantes da oposição do Partido Republicano do Povo na Turquia, compareceram ao julgamento onde um réu, que não foi à audiência, acabou absolvido contra todas as acusações de estuprar um cão, apesar de vídeos provarem o incidente.
Ativistas denunciaram o veredito, alegando que ele “não tem bases legais e “é um reflexo de políticas patriarcais que legitimam estupro do estado”.Juiz Haci Ibrahim Boynukara causou polêmica ao absolver estuprador de cão, apesar de vídeo provar incidente. Ibrahim chamou cão de vira-lata.Eles também se irritaram quando o juiz Haci Ibrahim Boynukara perguntou: “Quem é o dono do vira-lata?”
O fato acabou ganhando uma campanha generalizada no país, que se mobilizou nas redes sociais para defender o animal.Fonte: Metro
Nenhum comentário:
Postar um comentário