3 de nov. de 2019

Carta a Glenn Greenwald

Caro Jornalista,

Glenn Greenwald,

Tinha  pela sua pessoa uma admiração ímpar e achei que nada abalaria esse  sentimento, mas hoje, pela manhã, li uma matéria em que você expressa  seu apoio ao Ciro Gomes e, inclusive, concorda com ele, quando o "coroné  12%" culpa o Lula pela eleição de Bolsonaro.

Como democrata que sou, respeito sua opinião mas, me perdoe, não posso concordar com ela.

Culpar o Lula pela eleição de Bolsonaro é indigência política e explico:

Lula  deixou a disputa, por um golpe, com mais de 30% das intenções de voto.  Ciro, há anos, não passa de 12% e, em recente pesquisa especulativa para  2022, teve 11%.

Quem viu a  surpreendente dificuldade que o PT teve pra transferir os votos do Lula  para o Haddad deve intuir que um candidato com afinidade e liderança com  ampla camada da população, e já com mais de 30% de votos, haveria de  priorizar um substituto do mesmo partido, para facilitar essa  transferência de votos. Havia outro problema político e pratico; como  estávamos com a campanha em andamento, não tínhamos tempo hábil para  formular alterações programáticas. Ciro ia adotar o Programa do PT como  dele? Saiba que parte do PDT de Ciro votou pelo impeachment de Dilma,  então como confiar a ele as questões programáticas?  Então, o PT  convidou Ciro para vice de Haddad, o que foi, sumariamente, recusado.

É  bom que fique claro, também que, a militância petista jamais votaria ou  votará no Ciro e o Lula sabia disso, seria então, suicídio político,  colocar o Ciro como representante da esquerda. Até porque, Ciro é um  político forjado na ARENA, que sustentou o regime militar, depois passou  por vários partidos de direita e, em função disso, não se sedimentaria  como um candidato da esquerda. Lula e Haddad sempre foram do PT. Haddad  já tinha sido Prefeito de São Paulo e Ministro da Educação.

E,  por fim, Haddad não perdeu as eleições para o Bolsonaro, mas para as  FAKE NEWS que o Bolsonaro propagou sob a regência de seu conterrâneo,  Steve Bannon.

Vai ficar meu  reconhecimento e minha gratidão eternos pela Vaza-Jato ter trazido a  verdade à tona, e meu respeito pelo Jornalista sério que você é.

Mas a  admiração e encantamento morre hoje com suas declarações de apoio ao Coronel Ciro.

Um abraço,

Lola Laborda

Nenhum comentário: