22 de fev. de 2020

Aquilomba Todas Elas: por paz, direitos e poder para periferias

Imagem: Yane Mendes
Por Coletivo Boca no Trombone, Coletivo Pão e Tinta e Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas no Justificando

Movimentos sociais ousam construir um novo poder nas eleições, carta lançada pelos movimento feminista, de juventude e de arte apresenta candidatura coletiva para eleições municipais de 2020.

Confira na íntegra a inovação política proposta pelas organizações, efetivando novos marcos para democracia brasileira. O recital Boca no Trombone, o coletivo Pão e Tinta, e a Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas vêm através desta carta apresentar a chapa coletiva AQUILOMBA, para disputa das eleições municipais de 2020 na cidade de Recife.

Vivemos um contexto de aprofundamento da falta de representatividade na política institucional e manutenção do distanciamento da periferia dos espaços de deliberação institucionais, típico da democracia capitalista e representativa que não permite a chegada de novos corpos nesses espaços. Resistir a tal cenário perpassa pela construção de alternativas institucionais capazes de fomentar a construção e estruturação de políticas públicas que auxiliem na luta pela libertação e bem viver do povo negro e periférico. 

A candidatura coletiva AQUILOMBA apresenta-se como nova forma de exercício democrático e possibilidade de intervenção direta dos movimentos sociais de base comunitária nas tomadas de decisões em um mandato de vereador/a, bem como levantamento de demandas, criação de soluções para problemas, apresentação de projetos de lei e fiscalização da atuação da chapa eleita. Defendemos que o processo eleitoral deve ser um espaço de aprofundamento de debates e afirmação dos projetos de sociedade que pautam gênero e raça como questões estruturais, na busca pela verdadeira alternância de poder, causando rupturas com velhas práticas de manutenção de um poder branco e burguês. 

Em 2017, nossos coletivos Boca no Trombone, Pão e Tinta e RENFA foram mapeados como “inovações políticas na América Latina” pelo Emergência Política Periferias, pesquisa realizada pelo Instituto UpDate. O trabalho desenha o retrato histórico das experiências de inovação política que estão transformando a realidade das periferias brasileiras a partir de práticas que aproximam cidadãs e cidadãos da política institucional. Nossas periferias fazem construção política todo dia!  

Nenhum comentário: