30 de mar. de 2020

O samba está de luto. Aos 98 anos, morre em Salvador o sambista Riachão




Segundo família, artista morreu na madrugada desta segunda-feira (30)

Da Tribuna da Bahia

Morreu em Salvador, na madrugada desta segunda-feira (30), o sambista Riachão. Ele tinha 98 anos. A causa da morte ainda é desconhecida.
Foto: Carol Garcia/GovBA

Nascido no bairro do Garcia, na capital baiana, ele compôs a primeira canção aos 12 anos, em 1921. Ele era um dos mais importantes sambistas do país.

Entre as canções mais famosas do músico, está “Cada Macaco no seu Galho”, lançada em 1972 nas vozes de Caetano Veloso e Gilberto Gil .

Além disso, Riachão é compositor de sambas como "Vá morar com o diabo", apresentado em disco em 2000, em dueto dele com Caetano, mas popularizado no ano seguinte com a gravação feita pela cantora Cássia Eller (1962 – 2001) para o álbum e DVD ao vivo da série Acústico MTV.

Outro artista consagrado que gravou Riachão foi Jackson do Pandeiro. O sambista baiano gravou o primeiro CD aos 80 anos.

Durante a carreira, o sambista fez participação no filme "Os Pastores da Noite", do francês Marcel Camus, baseado na obra homônima de Jorge Amado.

Grande figura do bairro do Garcia, o artista também foi homenageado, em 2014, pela "Mudança do Garcia".

Para este ano, ele planejava lançar o álbum "Se Deus quiser eu vou chegar aos 100", com repertório inédito e autoral. Este seria o primeiro disco de Riachão desde "Mundão de Ouro", lançado em 2013.
=========
De Taciano, editor do Gama Livre: A Bahia perde um sambista, um malandro (no melhor dos sentidos), um poeta das ladeiras ruas e becos da 'Cidade da Bahia'. Uma figura que irradiava alegria e poesia. Uma grande figura humana. Um artista que alegrava não só o Carnaval de Salvador, mas todos os dias em todos os shows, fosse num grande teatro ou num palanque armado pela Prefeitura nos circuitos do Carnaval. Quantas vezes eu curti o jeito malandro do artista Riachão? Muitas e muitas.

Riachão da Bahia, vá com Deus e com todos os Orixás da Nossa Terra. A Terra está mais triste hoje, mas os Céus ganharão a alegria e as energias positivas desse sambista maior.


Nenhum comentário: