30 de set. de 2021

5 PALAVRAS COM HISTÓRIAS CURIOSAS LIGADAS À ROMA ANTIGA

 A língua portuguesa que usamos para nos comunicar com nossos semelhantes nos dias atuais é resultado de um processo evolutivo gigantesco que nasceu no latim — a língua materna na Roma Antiga. Pensando nisso, nós separamos uma lista com seis termos que ainda são muito usados nos dias atuais e cujas histórias estão ligadas ao cotidiano dos antigos romanos. Confira só!

1. Dizimar

(Fonte: Wikimedia Commons)


A palavra "dizimar" é usada nos dias de hoje para representar uma grande derrota ou a perda de um número grande, porém não especificado. Apesar de o termo ter nascido no antigo exército romano no mesmo contexto, ele era mais utilizado para falar de uma destruição bastante específica. 

Dizimar é proveniente do número "10", assim como os números decimais. Portanto, uma das punições dos romanos ao seus inimigos era dizimá-los, ou simplesmente acabar com um décimo de suas forças. Um a cada 10 soldados era escolhido aleatoriamente para morrer de uma forma cruel: espancado pelos seus próprios colegas.

2. Circo


Na Roma Antiga, todos os anfiteatros eram famosos por possuir um formato redondo. Portanto, o termo "circo" significa meramente uma estrutura circular, como era o caso das arenas. Entretanto, o nível das atrações não era exatamente o mesmo ao qual estamos acostumados hoje em dia.

Se hoje uma ida ao circo parece ser um programa familiar, antes isso significa assistir a uma variedade de esportes sangrentos, como as corridas de bigas e as lutas de gladiadores.

3. Salário


A palavra "salário" deve ser um dos termos mais adorados por qualquer trabalhador, mas nem sempre significou a quantia financeira recebida ao final do mês. Os romanos usavam os salários para recompensar os soldados pelos seus serviços, porém a premiação não era em ouro, mas, sim, em sal.

Se hoje esse mineral é visto como algo nada especial, naquela época muitas civilizações o usavam como moeda de troca e remuneração, sobretudo por ser um elemento mais escasso e essencial para a alimentação.

4. Fascismo

(Fonte: Wikimedia Commons)


Quando o usamos o termo "fascismo" para descrever uma política autoritária, facilmente acabamos pensando que essa é uma palavra que nasceu mais recentemente na História. Entretanto, isso é algo falado em território europeu desde os tempos da Roma Antiga.

A expressão "fasces", nos tempos romanos, referia-se ao conjunto dos feixes de varas em torno de um machado carregado por um lictor — o símbolo da lei. Desde então, virou símbolo máximo do autoritarismo e muitos pesquisadores acreditam que é dai que a palavra "fascismo" surgiu.

5. Testemunho


Como os romanos basicamente fundaram os sistemas de lei, é de se imaginar que muitas das palavras nesse meio tenham nascido do latim. E não é diferente para o termo "testemunhar". Segundo algumas teorias, a palavra nasceu do ato de fazer um juramento em nome dos testículos — símbolo de virilidade masculina.

Portanto, o testemunho de um homem seria a prova de que ele estaria falando o ápice da verdade em nome de uma parte "sagrada" do seu corpo. Bizarro, né?


via Mega Curioso

Nenhum comentário: