Prefeito disse que colocará máquinas da prefeitura sob os trilhos da Vale |
Prefeitura de cidade do ES coloca máquinas sobre trilhos da ValeSegundo ele, a Estrada de Ferro Vitória-Minas ficará interditada até que a presidência da mineradora se reúna com o governo e apresente soluções para a tragédia
da redação de O Tempo
Em Baixo Guandu, município do Espírito Santo, o prefeito Neto Barros (PCdoB) mobilizou máquinas do executivo para bloquear na noite desta quinta-feira (12) a Estrada de Ferro Vitória-Minas, controlada pela Vale, até que a presidência da mineradora se reúna com o governo para apresentar soluções para o rompimento das barragens da Samarco. Ele já havia afirmado mais cedo que estava se preparando para o ato nesta tarde, em entrevista à TVGazeta, afiliada da Rede Globo.
As barragens Santarém e Fundão da Samarco, empresa da qual a Vale detém ações, se romperam na última quinta-feira (5) no distrito de Mariana de Bento Rodrigues. Desde então a lama repleta de rejeitos de minério atingiu o rio Doce e já causou desabastecimento em cidades como Governador Valadares. A previsão é que até a semana que vem a lama afete o abastecimento no Espírito Santo nas cidades de Baixo Guandu, Colatina e Linhares.
Em entrevista ao canal de TV, Barros disse que ainda não foi procurado por especialistas de grandes catástrofes por parte da empresa. "Ficam muitas interrogações. A gente já está reunindo as máquinas da prefeitura e vamos colocá-las sobre os trilhos, na Estrada de Ferro Vitória a Minas. A não ser que o presidente da vale venha se reunir conosco, para apresentar as soluções, vai ficar enquanto for necessário”, declarou o prefeito durante a entrevista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário