23 de jul. de 2020

Morre Sergio Ricardo, expoente da bossa nova e do cinema novo

RIO - Morreu na manhã de quinta-feira, aos 88 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, o músico, compositor escritor, pintor e cineasta João Lutfi, que passou à história com o nome artístico de Sergio Ricardo.

Um dos integrantes de primeira hora da bossa nova, autor de canções como "Zelão" e diretor de expressão do cinema novo (com o longa "Esse mundo é meu", de 1963), Sergio ganhou fama, a contragosto, em 1967 por ter quebrado um violão no II Festival da Música Brasileira, quando foi vaiado ao apresentar a canção "Beto bom de bola". Não foi divulgada causa de morte do artista.

Em nota, a família escreveu:

"Amigos queridos,

hoje pela manhã partiu nosso mestre Sérgio Ricardo, nosso amado João Lutfi, aos 88 anos de muita luta e amor, muita resistência, alegria, artes e infinitas expressões. Até os mais inspiradores guerreiros precisam descansar.

Sérgio será sempre mais que Sérgio, mais que João. Estará pra sempre em toda diversidade que nos cria. Nosso compositor de múltiplos, que faz o braço ser mais que braço, a voz ser mais que voz, e o um ser “um mais um”.

Infelizmente, por conta da pandemia em que nos encontramos, as cerimônias provavelmente restritas à família. Mas estaremos todos juntos como sempre, celebrando sua memória e sua vida.

Siga sua busca, mestre!

A gente vai seguir também.

Viva Adriana, viva Marina, viva João, viva o amor de toda a família.

E, pra sempre, VIVA SÉRGIO!"

fonte O Globo

Nenhum comentário: