Eixão do lazer: Para todos!
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
Resolvi ir ao Eixão Sul na manhã de hoje, para conferir quem são os frequentadores do "Eixão do Lazer" que GDF promove (há anos) todos os Domingos e feriados, fechando o acesso aos veículos, das 6h às 18h, para que a população ocupe o espaço para caminhadas, ciclismo, etc.
Confesso que fiquei impressionado com a quantidade de pessoas, famílias inteiras de bicicleta, patins, skate ou simplesmente tirando a preguiça da manhã de Domingo numa caminhada descompromissada com o exercício físico.
Mas fiquei muito mais impressionado com a ausência da população das Cidades Satélites. Obviamente não sai feito um louco perguntando onde aquelas pessoas moravam, mas não é difícil deduzir observando aqueles tênis de R$ 600,00, aquelas bicicletas de R$ 4.000,00 e os acessórios usados pelos ciclistas, comprovadamente acessível à classe média alta, é só perguntar o preço em uma loja especializada.
Fiquei refletindo sobre o papel do Estado enquanto promotor de acessibilidade aos menos favorecidos, em todas as áreas. Não era aquele caso, o Governo está promovendo, propiciando, facilitando o lazer aos mais abastados. Aquelas pessoas podem tranquilamente ir ao Parque da Cidade com suas famílias e bicicletas, em seus carros importados. Mas ao fechar o acesso aos veículos, em uma via pública, para só uma parcela da sociedade utilizar é discriminação. Nem transporte público pago o Governo consegue disponibilizar nos finais de semana, quanto mais gratuito...
Não estou fazendo um discurso radical e irracional, não sou contra a classe média alta utilizar o Eixão aos Domingos e feriados, mas se é público, deveria ser para todos. Essa mesma parcela da população que o Governo facilita o lazer, é a mesma que fala mal do Governo das forças progressistas, que vem mudando o Brasil há 10 anos.
Coisa semelhante acontece com as empresas de ônibus em Brasília, prestam um péssimo serviço, com ônibus velhos, profissionais sem treinamento, tarifa cara e com propaganda do GDF nos ônibus, recebendo verba pública para não servir à população.
Qualquer pessoa que for ao "Eixão do Lazer" fica encantado com pessoas bonitas, saradas, praticando algum tipo de esporte ou simplesmente passeando com seus animaizinhos de estimação, faz a gente se sentir bem.
Acontece que, o fato de ter uma parcela da população privilegiada com altos salários, moradia e tantas outras coisas, como é o caso dessa via pública, não pode servir de motivo para acomodação do Governo, esquecendo a maior parte da população.
O Governo Federal, com o Presidente Lula, fez o que nenhum governante teve coragem no Brasil: Tirou milhões de pessoas da miséria com políticas as sociais. O Governo Dilma está prestes a alcançar outra marca histórica: erradicar a miséria no país, fato reconhecido até pelo PIG. No editorial da Revista Isto é desta semana, o Jorrnalista Carlos José Marques, Diretor Editorial da Revista, escreveu:
"Lula ostentou a bandeira da melhoria de renda e ascesão das classes C e D, arrebatando a marca de 40 milhões de novos consumidores. Dilma busca agora dar um passo adiante: planeja a erradicação da miséria no país. Era promessa de campanha e, desde a semana passada, converteu-se em palpável realidade preste a se confirmar".
Está na hora do GDF dar um passo adiante também, para que não fiquemos só com bela cena do cachorrinho passeando no Eixão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário