![]()  | 
| Foto:Mary Leal | 
Faturamento na praça de alimentação, por exemplo, cresceu 1000%BRASÍLIA – A Copa do Mundo acabou e o título foi para a Alemanha, mas os turistas deixaram boas cifras em Brasília, especialmente no comércio local.
Os visitantes adotaram a Feira da Torre de TV como ponto de encontro antes e depois dos jogos. Cerca de 20 mil pessoas passaram pelo ponto turístico em cada um dos dias de Mundial na cidade, segundo estimativas dos comerciantes.
Segundo a Associação dos Artesãos, Artistas Plásticos e Manipuladores de Alimentos da Feira o aumento das vendas chegou a 1.000% na praça de alimentação, 300% nas bancas de souvenires alusivos à capital federal e 50% nas barracas de artesanato. "Foram dois marcos importantes. Além da Copa do Mundo, teve também a reabertura do Mirante da Torre, que impulsionou a visitação e, consequentemente, o consumo", explicou o presidente da associação, Hebert Tavares.
Herbert ficou impressionado com a quantidade de turistas, principalmente estrangeiros. "Sempre recebemos pessoas de outros países, mas dessa vez foi muito além do esperado", disse. Surpreendidos pelo aumento no número de atendimentos, os feirantes fizeram questão de evitar outras surpresas. "Fizemos cursos de língua estrangeira, atendimento e gestão. Isso ajudou muito a cada um dos comerciantes na questão da receptividade."
Foram 32 dias em que o comércio ferveu e muita gente precisou reforçar a equipe de trabalho, como foi o caso da comerciante Maria do Socorro Maia, de 67 anos. Dona de uma barraca de alimentação, ela chamou mais quatro funcionários para ajudar a dar conta da demanda. "No primeiro dia, a bebida e a comida acabaram e eu cansei muito. Nos outros jogos, contratei mais gente e aumentei o estoque. Todos ficaram cansados na feira, mas todos venderam muito. Não há do que reclamar", destacou.
O que ainda chama a atenção é o fato de muitos estrangeiros não terem deixado o DF. "Todos os dias a gente atende alguém de fora (do Brasil). Eles vêm em busca de cristais em forma de monumentos, miniaturas do estádio e cartões postais", descreveu o vendedor Israel Queiroz, 31.
Após rodar vários estados brasileiros há quase um mês, o galês James Griffiths, 28, está em Brasília há dois dias e segue até o final da semana. Para o estudante, a modernidade da cidade foi o que mais o encantou, mas passear pela Feira da Torre foi também um bom divertimento. "Gastamos um pouquinho aqui, mas estamos satisfeitos", disse James, garantindo que recomendará o ponto turístico da cidade aos amigos e familiares quando voltar para Cardiff, sua cidade natal.
 da Agência Brasília
(A.A./I.M*)

Nenhum comentário:
Postar um comentário