18 de nov. de 2014

O encontro entre rap e cultura popular

Foto: Divulgação
Mamulengo de RAPente promove encontro entre rap e cultura popular
Shows, oficinas e rodas de prosa serão realizados a partir de sábado (22)
BRASÍLIA – O mamulengo, o repente e o RAP são três manifestações culturais brasileiras. Apesar de origens distintas, essas linguagens artísticas carregam semelhanças que se conectam no jogo de palavras, na musicalidade e em abordagens de crítica social. Para celebrar essa fusão de diversidades, a 2ª edição do projeto Mamulengo de RAPente vai unir duplas de repentistas, rappers e grupos de mamulengo em três encontros, em novembro e dezembro.

A programação começa no Mercado Sul de Taguatinga, em 22 de novembro. Depois segue para a Casa do Cantador (Ceilândia), no dia 28, e finaliza na Funarte, em 14 de dezembro. Serão mais de 20 convidados que se revezarão em shows, oficinas e rodas de prosa. Entre as atrações estão Mamulengo Fuzuê, Rapadura Xique-Chico, Japão (Viela 17), Mamulengo Presepada, Chico de Assis e João Santana, Chinelo de Couro, Lília Diniz, Markão Aborígine, entre outras.

As oficinas também vão contemplar todas as vertentes: iniciação ao grafite, discotecagem, confecção de bonecos de mamulengo, cordel, entre outras. Cada encontro terá, ainda, Praça de Alimentação e Minifeira com exposição e venda de camisetas, CDs, DVDs, artesanatos, instrumentos musicais, cordéis e livros produzidos pelos artistas participantes.

DIÁLOGOS CULTURAIS
Indo além da musicalidade, o projeto Mamulengo de RAPente põe em pauta discussões coletivas entre artistas, produtores e agentes culturais. Os diálogos serão realizados e documentados em três rodas de prosa, com o tema: Identidade, Novos Rumos, Parcerias e Sustentabilidade – Cultura Popular e Movimento Hip Hop. As discussões nas rodas de prosa vão se desdobrar no futuro lançamento da Revista Fuzuê.

Sobre o projeto – A primeira edição do projeto Mamulengo de RAPente aconteceu em 2011, em escolas da rede pública do Distrito Federal. Foi realizada pelo grupo Mamulengo Fuzuê, em parceria com o rapper RAPadura Xique-Chico e com participação de repentistas da Casa do Cantador. Em 2014, Mamulengo de RAPente retorna em novo formato, nos espaços culturais do DF, para proporcionar um maior alcance da interação saudável entre o público do mamulengo, do rap e do repente. O projeto tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).

Vídeo da 1ª edição: https://vimeo.com/63778968
Informações completas: www.mamulengofuzue.com.br

SERVIÇO:

II Mamulengo de RAPente

Quando?
22 de novembro – Mercado Sul (Taguatinga Sul)
28 de novembro – Casa do Cantador (Ceilândia)
14 de dezembro – Funarte (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)

Quanto? Entrada franca

Mais Informações: 9293-6547

Site oficial: www.mamulengofuzue.com.br

Clique aqui para ver a programação completa.

Da Secretaria de Cultura

Nenhum comentário: