7 de nov. de 2014

Um diálogo sobre Deus

Internauta posta uma matéria sobre homofobia e dois de seus amigos travam um diálogo interessante sobre Deus e a Bíblia.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

A internauta Aymê Souza, de Goiânia, publicou uma matéria que tratava de uma declaração polêmica. Uma pastora evangélica disse que "foi e voltou ao inferno 15 vezes e viu o vale dos homossexuais".

Inúmeros amigos de Aymê comentaram o post, mas um diálogo travado entre dois deles me chamou a atenção. Hugo Guimarães, evangélico declarado e Isaac Luiz, que não chegou a declarar se professa alguma fé religiosa.
Confira:

Hugo Guimarães 
Eu como evangélico e membro de uma igreja protestante histórica (Igreja Presbiteriana) me sinto envergonhado e extremamente triste por tamanha falta de conhecimento teológico (como assim 15 vezes ao inferno?). Uma pessoa completamente despreparada para a vida e o desrespeitosa com as pessoas. Essa mulher não é preconceituosa, ela na verdade não tem o minimo de conhecimento em qualquer conceito.

Isaac Luiz
Até porque a igreja nunca perseguiu homossexuais... e muito menos pessoas que não aceitam o conceito de família imposto pela igreja... e não o fazem inadvertidamente... em levíticos 18 versículo 22 diz "nenhum homem deverá ter relações com outro homem; Deus detesta isto" 
Em levíticos 20 onde prevê por lei o castigo imposto para estes pecados diz no versículo 13 "se um homem tiver relações sexuais com outro homem, os dois deverão ser mortos por causa desse ato nojento; eles serão responsáveis por sua própria morte."

em uma outra passagem nas palavras do próprio Deus diz que os homossexuais merecem ser queimados....

DEFINITIVAMENTE DEUS NÃO GOSTA DE HOMOSSEXUAIS

e como eu poderia me esquecer de genesis 9 onde conta duas histórias... mas aquela onde noé aparece como ator principal... segundo a bíblia noé foi o primeiro homem a confeccionar vinho... e vendo que a criação dele era boa ... bebeu mais que o recomendado e acabou ficando embriagado... dentre os filhos dele havia Cam (pai de Canaã e de todos as pessoas de raça negra) e tendo ficado sabendo que foi desrespeitado por Cam enquanto os outros filhos cuidaram de sua embriaguez de forma adequada... ele proferiu uma maldição contra Canaã filho de Cam dizendo que todos os descendentes dele seriam escravos... e por causa disto deus colocou os negros como uma raça inferior que deveria servir os descendentes de Sem e Jafé únicos grandes possuidores de terras...

DEUS TAMBÉM NÃO GOSTA DE NEGROS... e aceita a escravidão como algo natural da criação

Hugo Guimarães
Isaac, com todo respeito, mas, você está sendo simplório na sua interpretação.

Hugo Guimarães
A escravidão nunca foi algo aceito, existiu sim, mas, não era certo. Sim houve a tal maldição, porém diversos outros povos são compostos por negros e não tem sua origem direta em Cam.

Isaac Luiz 
Outra passagem interessante é sobre a lei a despeito de não trabalhar no sábado...o povo de Arão voltava para o acampamento no sábado... quando encontrou um ser pai de família recolhendo lenha para aquecer sua família... não sabendo se aquele trabalho poderia ser feito no sábado sem desrespeitar a lei de Deus.. o homem foi levado para a presença de Moisés pois ele falava com Deus... depois de ter Moisés buscado referência divina... ele decretou a morte do homem que foi levado e apedrejado até a morte na presença de todos

Isaac Luiz 
Não estou dizendo que a bíblia fala a verdade sobre Cam... até porque são os brancos descendentes dos negros e não o contrário.. mas estou me referindo da argumentação insana da religião para justificar a tirania.
E a escravidão é aceita sim! leia a lei e vera que existem até regulamentos sobre a escravidão e dos direitos de escravos e patrões.
A escravidão não só é aceita como existe toda um sistema de retórica argumentativa.
Foi a igreja a maior promotora da escravidão nas américas.

Hugo Guimarães
A Bíblia é uma coletânea de escritos, que retratam uma cultura e um determinado povo, em um determinado contexto. muito da escravidão da época foi por subjugar uma outra nação. E nunca foi aprovada por Deus. Houve regras sim, concordo. Mas em nenhum momento vc encontra, vá e faça do outro povo, seu escravo.

Isaac Luiz 
vá e mate homossexuais
vá e mate mulheres infieis
vá e mate desobedientes
vá e mate pessoas de outras religiões

Todas estas passagens existem... mas quanto a escravidão a recomendação divina era para que se fizesse com outras nações... exceto quando deus manda matar um povo inteiro inclusive mulheres crianças e idosos... o povo hebreu não mata... e Deus ainda se enfureceu grandemente com isto

Hugo Guimarães 
Voltando a questão da igreja, uma instituição corrompida pelo poder e envolvida na má gestão do estado (O Brasil é resultado dessa balburdia portuguesa) não serve de base para se dizer o que há ou não na Bíblia. Os países mais desenvolvidos econômica e socialmente falando, romperam com a instituição Católica da época, Como a Alemanha, Suíça, Holanda, Escócia, Inglaterra, dentre outros.
Isaac, não nego a veracidade destes relatos, mas, entenda que estes fazem parte de um determinado contexto.

Isaac Luiz 
Está querendo me dizer que a igreja não foi promotora da escravidão? quando a própria igreja reconhece?

Hugo Guimarães 
Leia novamente, estou dizendo que a Igreja Católica é uma instituição corrompida. Não serve de base para nenhum argumento moral ou humanitário.

Isaac Luiz 
Não existe contexto para um genocídio... Um Deus monstruoso e tirano criado pelo próprio homem para justificar o domínio do homem pelo homem.. e isto porque não me referi as inúmeras inconsistências bíblicas para explicar fenômenos físicos naturais e sociais

E a igreja hoje se divide dentre aqueles que buscam inteligibilidade nas alucinações do tirano Moisés... e aqueles que se aproveitam do acesso desigual da educação em países emergentes ou subdesenvolvidos para controlar estas massas alienadas em direção aos seus interesses

Hugo Guimarães 
Jovem, é notório que partimos de pressupostos diferentes. Sendo que você não conseguiu perceber que eu não estou defendendo nenhuma igreja. Partindo para um conceito protestante. TODOS SOMOS CORRUPTOS. TODOS SOMOS FALHOS, TODOS SOMOS MISERÁVEIS, enfim TODOS SOMOS PECADORES E DEPENDEMOS da GRAÇA e do AMOR para nos REGENERAR e viver harmonicamente.

O problema não é a igreja ou a religião, muito menos um Deus mal interpretado. O PROBLEMA SOU EU, um ser humanos cheio de falhas, assim como todos os outros. Favor entenda meu posicionamento, vou procurar entender melhor os seus pressupostos antes de continuarmos este dialogo.

A proposito, eu não sou corruptível, sou corrupto. Luto contra isso todos os dias, escolhas más são mais fáceis. Furar um sinal, colar na prova, não devolver um troco que recebi a mais, invejar outras pessoas, trair um compromisso (alguma oportunidade mais interessante), mentir (por mais simples que que seja). Sim eu sou corrupto. Nunca errei por influencia, mas os meus acertos sim foram influenciados pela educação que recebi, pelas orientações que me foram passadas.

Nenhum comentário: