24 de jul. de 2016

Estilo de vida causa catarata, diz pesquisa

Pesquisa mostra que além do envelhecimento, o estilo de vida do brasileiro causa catarata e está por trás da maior incidência entre mulheres apontada pelo IBGE.
Envelhecer é inevitável, mas a catarata, doença que torna o cristalino do olho opaco e é apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a maior causa de cegueira reversível no mundo,  pode ser adiada.

O problema é que uma recente pesquisa online realizada com 814 participantes pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier, mostra que o estilo de vida do brasileiro facilita  o crescimento da doença. Só para se ter uma idéia, além de aparecer cada vez mais cedo por falta de prevenção, surgem 120 mil novos casos ao ano no país. "É verdade que o envelhecimento da população impulsiona a doença no Brasil, mas este não é o único fator", comenta.

O oftalmologista conta que 68% dos participantes afirmaram viver sob estresse. Isso eleva a produção de radicais livres e a oxidação das células do cristalino, acelerando sua  opacificação. Na mulher, observa, este processo é intensificado pela dupla jornada de trabalho e  oscilação dos hormônios sexuais que fazem o organismo produzir uma quantidade maior dos hormônios cortisol e adrenalina que oxidam as células. 

Por isso, ressalta,  a chance da população feminina ter catarata é maior e explica  o diagnóstico da doença em 31,9% das mulheres contra  24,6% dos homens, conforme levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Falta cultura alimentar
O especialista diz que outro fator de risco é a falta de cultura alimentar. Para se ter uma idéia, só 10% dos participantes afirmaram que as folhas verde escuro que contém luteína protegem os olhos da catarata. O oftalmologista ressalta que  este é o principal grupo de alimentos para preservar a transparência do cristalino. Isso porque, a luteína é capaz filtrar a luz azul que danifica suas células. O especialista destaca que nenhum alimento ou suplementação evita a catarata, mas podem proteger os olhos dos radicais livres. Os principais elementos indicados pelos estudos internacionais são:

  • Vitamina A/ Betacaroteno - Ovos, laticínios, cenoura, pimentão vermelho, manga e folhas de verde intenso
  • Vitamina E - Amêndoas, semente de girassol
  • Vitamina C - Frutas cítricas, mamão, tomate, brócolis
  • Zinco - Mariscos, ostras, feijão, lentilha, nozes
  • Luteína - Gema de ovo, folhas verdes, ervilha
  • Zeaxantina - Milho, pimentão amarelo, laranja, abóbora.

Proteção solar
Queiroz Neto adverte que a falta de proteção solar aumenta em 60% o risco de contrair catarata e só 45% dos participantes da pesquisa usam lentes com filtro solar durante o ano todo. A radiação ultravioleta emitida pelo sol só é segura para os olhos quando esta abaixo de 6. No Brasil este índice é ultrapassado inclusive no inverno Em saúde a prevenção ainda é o melhor remédio conclui.+

do Pravda.ru

Nenhum comentário: